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INTRODUÇÃO À ANÁLISE PARADIGMÁTICA,Prof Jacob Bettoni

SiglasFPE = fase estimulante;  FPP = fase paradigmática paralisante;  FPR = fase paradigmática revolucionária;

AP = análise paradigmática; EP = efeito paradigmático

 PARADIGMA É TRIFÁSICO E TEM MOTOR DE 2 TEMPOS.

1.                                      SEIS RECORRÊNCIAS HISTÓRICAS: a) novos p. nascem com uma pequena elite, nascendo antes de ser necessários para todos; b) os primeiros problemas resolvidos pelo p. emergente são os que não eram resolvidos pelo velho p.; c) impossível hoje, padrão amanhã; d) o p emergente torna possível o que era impossível no velho paradigma; e) nosso velho p impede a visão das vantagens do paradigma emergente; f) passado glorioso bloqueia progresso futuro.

2.                                      SEIS EP GERAIS: limita, comanda, filtra, chancela cientificidade, visão seletiva (só enxergamos o que cremos existir); b) EFEITOS TRIFÁSICOS: estimulante, paralisante e revolucionária.

3.                                      PARALISIA PARADIGMÁTICA: Na FPP aumentam as anomalias o que exige incremento das técnicas de defesa paradigmática conhecidas como tapetão e camaleão (olho do furacão). Tapetão e camaleão se alimentam do coringa, cujo uso realimenta a paralisia. Com a fragilidade crescente das teorias, surge a necessidade da idolatria, do culto dos heróis·.

4.                                      AS SETE PRAGAS DA FPP:: tapetão, camaleão, coringa, adoração, manipulação de descobertas (que não mais causam revolução, mas sim irritação nos militantes do paradigma vigente), cavalo de tróia e terreno minado de fraudes científicas.

5.                                      FPR: efeito zero, choque de civilização e mudança do olhar seletivo.

6.                                      DANCE CONFORME A MÚSICA: FPE: vista a camisa; FPP: dê o fora; FPR: saia na pole position.

TREINANDO ANÁLISE PARADIGMÁTICA COM A PSICOLOGIA

7.                                      OBJETIVOS DA AP: a) realiza o mapeamento dos axiomas do paradigma vigente naquele ramo do conhecimento; b) identifica a fase em que se encontra o paradigma vigente de determinado ramo do conhecimento naquele momento histórico; c) localiza as fraudes típicas da paralisia paradigmática escondidas pelas técnicas tapetão, camaleão, coringa e adoração; d) faz o mapeamento dos axiomas do paradigma emergente, criando as condições apriori da revolução.

8.                                      Mapeamento do genoma x mapeamento de axioma

9.                                      AXIOMA PARADIGMÁTICO NÃO FAZ STREEP TEASE. Se fizesse, num cenário de aplicação de psicotestes (por ex) o profissional deveria anunciar: “Em nome dos poderes a mim conferidos pelos axiomas olimpiano, fragmentário e determinista eu imponho ao cavernícola o carimbo semântico tal”

10.                                 Ao invés de streep tease o axioma imita Bin Laden e se esconde, se camufla, aparecendo apenas de forma disfarçada e oculta nas diversas teorias, práxis e discursos baseados no paradigma daquela área de conhecimento. Por isso o Analista Paradigmático imita o FBI

MAPEANDO AXIOMAS DO PPP

11.                                 A SANTÍSSIMA TRINDADE DO SABER NO SÉCULO XIX: na época, algo para ser científico deveria obedecer aos axiomas do determinismo, separabilidade e autoridade. Em consequência, o fenômeno estudado (material ou humano) era obrigatoriamente passivo. A física estudava a matéria passiva e inerte e a Psicologia estudava um defunto psicológico. O sistema nervoso da época era um sistema nervoso passivo, como descrito pelo próprio Freud: “o sistema nervoso tem por objetivo livrar-se e fugir de estímulos”, teoria que criou os conceitos mecanicistas de prazer relacionado ao rebaixamento e desprazer relacionado ao aumento de estímulos. O princípio da AUTORIDADE criou o observador olimpiano resplandecente de consciência e dotado de imunidade científica exigindo em contrapartida a participação inerte do cavernícola inconsciente

12.                                 FRAGMENTARISMO. Para compreender era preciso dupla separabilidade: observador separado do fenômeno estudando um fenômeno morto e fragmentado. Exemplo clássico são os psicotestes.

13.                                 PRINCÍPIO DA CERTEZA. O observador olimpiano precisava do princípio da certeza para exercer a sua autoridade. O teste de QI de Binet se encaixava perfeitamente dentro dessas normas: a) o nome original do teste era Escala Métrica de Inteligência, conferindo AUTORIDADE ao olimpiano Binet para definir que Inteligência é isso que meu teste mede. O resultado era numérico ou equivalente.

O PARTO MECANICISTA DA PSICOLOGIA

14.                                 Até o ultimo quatrilho do século XIX, a Psicologia ainda não era um ramo autônomo do conhecimento. A Filosofia foi a mãe de todas as ciências, e na época, ainda abrigava a Psicologia no seu seio. Foi então que grupo de intelectuais liderados por Wilhelm Wundt lançou um movimento para emancipar a Psicologia da Filosofia. Isso é algo muito semelhante ao que fazem hoje os pioneiros da Noergologia.

15.                                  Para conseguir reconhecimento da ciência oficial, a Psicologia teve que fazer o juramento de fidelidade ao paradigma vigente na época, o paradigma que presidia todos os ramos de conhecimento, o paradigma que tinha o poder de chancelar ou negar cientificidade: o paradigma mecanicista ou mecanopassivista, que é mais bem batizado com o nome de PPP – paradigma do passivismo psíquico.

16.                                  Há um detalhe muito importante no episódio: a Psicologia aderiu ao PPP por ADOÇÃO E NÃO POR REVOLUÇÃO. Isso implica que naquele momento histórico, a Psicologia não recebeu os benefícios da vacina da revolução, não recebeu a vacina do efeito zero. Em decorrência, o PPP herdou várias doenças hereditárias: a) do vovô, o paradigma mágico, herdou teorias e práxis mágicas como os testes projetivos; b) da mamãe Filosofia, herdou o presente de grego como as lendas do útero ejetável (histeria), da catarse (catarro cuspido para fora) e de Édipo. Herdou também o conceito de doença como uma entidade maléfica que invadia e penetrava na vítima, exigindo o conceito de cura como projeção ou transferência (a doença helênica era indestrutível. Podia ser projetada ou transferida para um animal, mas jamais poderia ser extinta. Nos templos do sonho a doença geralmente se transferia para a serpente, peça chave na medicina grega que se tornou o próprio símbolo da medicina). Às doenças genéticas somem-se os compromissos do fragmentarismo determinista do mecanicismo e teremos a descrição perfeita do PPP

17.                                 FPE DO PPP. É preciso salientar que todo e qualquer paradigma produz avanço e progresso durante a sua fase estimulante. Noergologia propõe a abolição do paradigma do PPP agora no final do século XX e início do século XXI. Mas é evidente que o PPP gerou considerável progresso durante sua fase estimulante, que ocorreu entre os anos de 1879 e1 960-1970.

18.                                 BENEFÍCIOS DA FE DO PPP: Eis alguns avanços científicos propiciados pelo PPP durante sua FE: a) a teoria do inconsciente reduziu sensivelmente as interpretações mágicas, sobrenaturais e diabólicas sobre o sistema do pensamento; b) A maciça aplicação de psicotestes, usados em larga escala nas forças armadas e nas atividades empresariais, constituiu-se numa barreira contra as superstições e asfaltou o caminho para a futura compreensão da mútua exclusão entre intencionalidade e determinismo; c) A utilização intensiva de rótulos trouxe para o domínio da ciência fenômenos que eram até então descritos exclusivamente como sobrenaturais ou supersticiosos, preparando ao mesmo tempo o caminho para a futura abolição de tais rótulos; d) a relação de poder clara entre o observador olimpiano resplandecente de consciência, subjugando o cavernícola subalterno permitiu exaurir a pesquisa científica nesse ângulo, bem como criou as condições necessárias para que no futuro essa relação pudesse ser escancarada como uma autêntica relação de poder, permitindo a partir de isso estudá-la nessa ótica; e) o aparecimento das pioneiras pesquisas sobre o isomorfismo correlacionando pensamento x hardware; f) abriu o caminho para teorias e práxis replicáveis cientificamente dentro da área psicológica; g) iniciou a trajetória migratória do estudo do pensamento da superstição, para o sexo. Daí para o corpo e daí para o cérebro; h) iniciou a trajetória de não só compreender, mas também de modificar o comportamento, algo que a psicoterapia tateia, mas que prenuncia no futuro a possibilidade de replicação científica desse objetivo.

SINTOMAS DE PARALISA PARADIGMÁTICA DO PPP: ANTIPSIQUIATRIA E ANTIPSICOCRACIA

19.                                 Artigo da autoria do Movimento Antimanicomial e da Reforma Psiquiátrica.

20.                                 Franco Basaglia, médico e psiquiatra, foi o precursor do movimento de reforma psiquiátrica italiano conhecido como Psiquiatria Democrática. Nasceu no ano de 1924 em Veneza, Itália, e faleceu em 1980.

21.                                 Após a 2ª Guerra Mundial, depois de 12 anos de carreira acadêmica na Faculdade de Medicina de Padova, ingressou no Hospital Psiquiátrico de Gorizia.

22.                                 No ano de 1961, quando assumiu a direção do hospital, iniciou mudanças com o objetivo de transformá-lo em uma comunidade terapêutica. Sua primeira atitude foi melhorar as condições de hospedaria e o cuidado técnico aos internos em Gorizia.

23.                                 À medida que se defrontava com a miséria humana criada pelas condições do hospital, percebia que uma simples humanização deste não seria suficiente. Ele notou que eram necessárias transformações profundas tanto no modelo de assistência psiquiátrica quanto nas relações entre a sociedade e a loucura.

24.                                 Basaglia criticava a postura tradicional da cultura médica, que transformava o indivíduo e seu corpo em meros objetos de intervenção clínica. No campo das relações entre a sociedade e a loucura, ele assumia uma posição crítica para com a psiquiatria clássica e hospitalar, por esta se centrar no princípio do isolamento do louco (a internação como modelo de tratamento), sendo portanto excludente e repressora.

25.                                  Após a leitura da obra do filósofo francês Michel Foucault “História da Loucura na Idade Clássica”, Basaglia formulou a “negação da psiquiatria” como discurso e prática hegemônicos sobre a loucura. Ele não pretendia acabar com a psiquiatria, mas considerava que apenas a psiquiatria não era capaz de dar conta do fenômeno complexo que é a loucura.

26.                                  O sujeito acometido da loucura, para ele, possui outras necessidades que a prática psiquiátrica não daria conta. Basaglia denunciou também o que seria o “duplo da doença mental”, ou seja, tudo o que se sobrepunha à doença propriamente dita, como resultado do processo de institucionalização a que eram submetidos os loucos no hospital, ou manicômio.

27.                                 A partir de 1970, quando foi nomeado diretor do Hospital Provincial na cidade de Trieste, iniciou o processo de fechamento daquele hospital psiquiátrico. Em Trieste ele promoveu a substituição do tratamento hospitalar e manicomial por uma rede territorial de atendimento, da qual faziam parte serviços de atenção comunitários, emergências psiquiátricas em hospital geral, cooperativas de trabalho protegido, centros de convivência e moradias assistidas (chamadas por ele de “grupos-apartamento”) para os loucos.

28.                                 No ano de 1973, a Organização Mundial de Saúde (OMS) credenciou o Serviço Psiquiátrico de Trieste como principal referência mundial para uma reformulação da assistência em saúde mental.

29.                                 A partir de 1976, o hospital psiquiátrico de Trieste foi fechado oficialmente, e a assistência em saúde mental passou a ser exercida em sua totalidade na rede territorial montada por Basaglia.Como conseqüência das ações e dos debates iniciados por Franco Basaglia, no ano de 1978 foi aprovada na Itália a chamada “Lei 180”, ou “Lei da Reforma Psiquiátrica Italiana”, também conhecida popularmente como “Lei Basaglia”.Franco Basaglia esteve algumas vezes no Brasil realizando seminários e conferências. Suas idéias se constituíram em algumas das principais influências para o movimento pela Reforma Psiquiátrica no país.TEXTO DE REFERÊNCIA:

30.                                 COMUNIDADE TERAPÊUTICA: foi uma proposta do psiquiatra inglês Maxwell Jones para a reforma psiquiátrica na Inglaterra, na década de 40. Seu objetivo era a transformação do hospital psiquiátrico em um local de cura, ao promover o envolvimento de todo o corpo presente no hospital (pacientes, médicos e pessoal de apoio) no tratamento e projeto terapêutico da instituição. Basaglia, a princípio, adota esta postura em Gorizia, mas logo vê que a simples humanização do hospital não seria suficiente para mudar a relação da sociedade com a loucura. Para ele, seria necessária uma desconstrução do modelo hospitalar clássico da psiquiatria e a adoção de um novo modelo de atendimento.

31.                                 INSTITUCIONALIZAÇÃO: processo de adaptação e acomodação por que passam os indivíduos internados por longo tempo em uma instituição psiquiátrica. Neste processo, os indivíduos sofrem uma perda significativa de sua individualidade. Sua principal referência de vida passa a ser o cotidiano da instituição, marcado por um excessivo regramento e impessoalidade das relações

32.                                 A FPP DO PPP iniciou na década de 1960. Eis alguns sintomas da FP do PPP: a) lei 80 de Franco Basaglia (pg. 47 do nosso livro); b) Movimento da Antipsicocracia detonado por insurreição de militantes do PPP como os psicólogos Maurice de Montmollin e Nick Heather (pg. 474); c) Movimento da Antipsiquiatria detonado por militantes insurrectos do PPP como os Psiquiatras Thomaz Szasz, Laing, Cooper (paginas diversas do livro) d) o surgimento da Microfísica do Poder e a consolidação dos chamados direitos difusos incompatibilizando juridicamente muitas teorias e práxis do PPP vinculadas ao axioma do observador olimpiano. Exemplo são ações contra psicodiagnósticos compulsórios; e) descobertas incompatíveis com o passivismo, tais como a alfagenia, a autopoiese, a descoberta da memória como evento neuroquímico cerebral; f) o surgimento da nova trindade do saber substituindo o fragmentarismo pela visão sistêmica; o passivismo pelo dinamismo e a certeza determinista pela possibilidade; g) o advento de tecnologias como PET e SPECT clarificando o isomorfismo noérgico e descartando o isomorfismo sexual.

33.                                 AS SETE PRAGAS DA FPP DO PPP: a) técnicas do tapetão; b) camaleão; d) coringa: e) deturpação de descobertas científicas que ao invés de revolução produzem irritação nos militantes do paradigma vigente; f) cavalo de tróia; g) terreno minado de fraudes científicas.

34.                                 ADORAÇÃO DOS HERÓIS. Paradigmas na FPP produzem o círculo vicioso que se retro alimentam criando epidemia de fraudes científicas. Quanto maior o uso de tapetão e camaleão, mais o coringa é invocado. Quando mais coringa, maior a paralisia, o que produz um efeito cumulativo em que as teorias se fragilizam exigindo a proteção de heróis, cuja adoração é o ícone da FPP: o geocentrismo enaltecia Ptolomeu e se argumentava que na Bíblia Josué pedira ao sol e não a terra que se detivesse. Por acaso DEUS poderia estar errado? b) Quando Bernheim defendeu o então absurdo de que o hipnotismo era fenômeno mental e não sexual, Charcot argumentava que o criador da teoria do útero ejetável, o Grande Hipócrates, não poderia estar errado porque era o Pai da Medicina; c) HOJE, estamos presenciando manobras mercadológicas enaltecendo os heróicos Freud e Lacan, dentro da mesma estratégia.

35.                                  CAVALO DE TRÓIA: descobertas manipuladas, autoridades do paradigma vigente deformando descobertas e transformando-as de refutadoras em argumentos confirmadores.

36.                                  TERRENO MINADO: geocentrismo, varíola, neuropsicanálise são três exemplos dessa manipulação.

37.                                 QUATRO CORRENTES ATUAIS: a) iconoclastas (Feyerabend): querem o fim da Psicologia como ciência; b) reacionários: a Psicologia atingiu o seu clímax e deve se manter nessa direção; c) antroposóficos (Rudolph Steiner e outros):a Psicologia deve abandonar tanto o rigor da ciência quanto o dogmatismo da religião e situar-se aquém dessa e além daquela; d) revolucionários: Psicologia continua ramo da ciência, desde que troque imediatamente seu atual PPP pelo PAP.

38.                                 PORQUE A REVOLUÇÃO DA NOERGOLOGIA NÃO OCORREU JUNTO COM A REVOLUÇÃO RELATIVISTA? Ora, paradigmas possuem fases: FE, FP E FR. Essas fases acontecem gradualmente e não fazem saltos. Assim quando Einstein iniciou a quebra do paradigma mecanicista na Física, nessa época o PPP ainda se encontrava na sua FE. Era, portanto impossível que a revolução da noergologia tivesse ocorrido anteriormente. Pelo mesmo raciocínio atualmente é o momento maduro para a ocorrência dessa revolução, uma vez que a FP do PPP já se esgotou.

39.                                 MURO DE BERLIM – quem sai na pole position sai ganhando. Os sobreviventes da queda do Muro de Berlim são exemplos vivos: de um lado pessoas bem sucedidas; do outro o time dos fracassados.

40.                                 OITO BENEFÍCIOS IMEDIATOS DA NOERGOLOGIA:  a) enxergar pontos cegos no olho do furacão do ppp; b) desfrutar descobertas já feitas;  c) trazer a pesquisa do potencial mental para dentro da ciência; d) acolher dissidentes e excluídos do ppp;  e) resgatar direitos humanos difusos feridos pela psicocracia; f) canalizar verba e talento para pesquisar o pensamento criador do ser humano intencional;  g) direcionar talento e verba para a pesquisa científica do potencial noérgico; h) contribuir para a felicidade humana com as descobertas noergológicas.


 
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